junho 23, 2006

Só pra quem entende.

A revolução industrial, como muitos de nós sabemos, coloca o pensamento teórico um pouco pra trás e na frente dele um pensamento mais técnico, com valor surpreendentemente mais científico.
Mito e ciência parecem ser duas coisas literalmente distintas. Porém, Theodore Roszak acredita que há uma aproximação entre eles e reforça a uma consciência objetiva, mesmo com uma evolução na forma de pensar atrelada ao mito para um pensamento construído sobre experiência e razão. Esta, que passa a ser tomada como inimiga da vida, sem criatividade e que justifica o poder dos tecnocratas.
Na nossa sociedade capitalista, o que restou após a revolução industrial, resultou em uma idéia mais racional, na forma em que de fato, se dê mais segurança e conseqüentemente mais riquezas. Caracterizando de duas formas – dicotomia alienante e a hierarquia odiosa – chega-se à conclusão que a mecanização se torna à consciência objetiva no seu estado mais perfeito.
Portanto, esse mito está relacionado diretamente com a alienação e que a máquina e a tecnologia, estará cada vez mais acima enquanto a busca do conhecimento objetivo menos robusto. Concluindo assim, a enorme importância social da ciência de hoje que busca soluções para os problemas mais sérios que afligem a humanidade.

Nenhum comentário: