julho 26, 2006

Meninos do Brasil

Olá!

Alguém já leu "Os Meninos do Brasil"? Pois é, estou lendo e adorando! O nome do autor é Ira Levin, o mesmo que escreveu O bebê de Rosemary, que inclusive todo mundo fala deste livro e eu terrivelmente também não li.

Descobri por acaso, que fizeram filme baseado no livro Os meninos do Brasil com título original: The Boys from Brazil, suspese, e foi lançado, nada menos do que taramm...1978. AHá..Credo!


O próprio livro que estou lendo está aos pedaços: capa está solta, as folhas amarelas e dito impresso no Brasil em 1976.
Agora leia essa matéria que eu tirei do site: http://www.ufba.br/~revistao/04nova2.html , por por Cristiane Nova.
"As experiências genéticas com seres humanos são uma dessas questões importantes. Se elas podem proporcionar vantagens, como, por exemplo, a prevenção de doenças geneticamente transmissíveis, elas podem (ou não) provocar conseqüências sociais nefastas. Um processo de seleção "voluntária" da população humana, baseado em pressupostos racistas, poderia ser levado a cabo, assim como a criação de exércitos populacionais predispostos para determinadas funções no interior da sociedade. Apesar de Os meninos do Brasil ser uma ficção, é sabido que os nazistas realizaram, de fato, experiências genéticas com seres humanos que poderiam (não foram por uma questão de tempo e de circunstância) ter resultado na clonagem humana. Felizmente, não conseguiram chegar lá! Mas se conseguissem, isto não significaria que teríamos milhares de Hitlers, Goebbles, Mengeles, Hess, etc. espalhados pelo mundo. O indivíduo, ao mesmo tempo que é o resultado de sua herança genética e das forças oriundas de seu Isso,3 é também formado pelo contexto familiar e social presentes na história de sua vida. É a dialética desses elementos que determina sua constituição. E a história jamais se repete, mesmo que digam o contrário alguns filósofos. Mas, mesmo assim, não devemos desprezar o poder da herança genética na predisposição dos indivíduos. Se, de fato, como esboça o geneticista do filme, seria muito bom ter milhares de indivíduos predispostos geneticamente a serem Mozars ou Picassos espalhados pelo mundo, o mesmo não ocorreria no caso dos "Hitlers".
Além disso, essa suposta semelhança genética poderia tornar a humanidade destituída de sua maior fascinação: a diferença que, não somente torna os indivíduos únicos, mas que também fortalece o sistema de defesa orgânica do conjunto da população. Sem dúvida, este foi um dos fatores que teve papel fundamental para a sobrevivência da humanidade.
Em todo caso, esta é uma questão que exige muita reflexão ... O meninos do Brasil pode ser um ótimo leitmotiv para iniciá-la
."
Bom está aí a dica!

Nenhum comentário: