fevereiro 13, 2008

Liberação da maconha?


"Após a polêmica liberação do uso da Cannabis para fins medicinais, autoridades do país enfrentam desafio de não deixar que o consumo fuja ao controle."

Não é de agora esse dilema sobre a maconha.

Há indício de que a maconha foi descoberta no mundo há mais de cinco mil anos, quando era usada para fins medicinais ou até mesmo religiosos. Há também teorias de que a droga é conhecida desde a época de que Colombo viajava por aí em busca de terras. Inclusive, a sua disseminação é dada justamente pelos marinheiros, que levavam sementes da maconha por quase todos os continentes, usando-as para produção de tecidos. A utilização de velas e cordas foi o principal motivo para sua expansão e continuidade de plantação.

Pois é, suposições para o surgimento existem. Mas e quando essa utilização transforma-se de benefício para malefício?

O problema é quando são usadas para alterar o estado mental de quem está consumindo. Tudo o que o ser humano enxerga como facilidade, o alcance pra ser feito é bem maior. Tudo está envolvido: as questões sociais, culturais, históricas...Se um cara está usando a droga pra simplesmente alterar seu estado psicológico, é claro que ele está propenso a criar dependências em substâncias mais fortes. Observando só uma coisa: Não só a maconha força essa probabilidade. Na verdade, a diferenciação da maconha para outras drogas, dando a entender que ela não faz tão mal, torna a polêmica mais vasta.

Sabe-se, entretanto, que extratos da erva Cannabis podem ser aproveitados como remédios, sendo por isso, benefício que o próprio ser humano criou. Países que têm condições de controle quanto ao consumo, devem absolver a, há tempos condenada, maconha.

Enfim, sobre a liberação não há o que se discutir. A Alemanha é um país de primeiro mundo e entrar em méritos loucos, fardados por pessoas radicais, também não chegaria a lugar nenhum.
Mostrando seriedade, há possibilidades de a medicina progredir ainda mais.

[Texto para o Blog do Tudo de Blog]

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito se tem discutido sobre isto.
Quais os motivos que levam uma pessoa a ficar viciado?
Muitos?

O que eu penso, que vale o que vale, é que as pessoas encontram nas drogas um refúgio para os seus problemas.

Porém os problemas têm que ser resolvidos e não esquecidos. Quando entram neste caminho a saída fica sem fim.

É uma epidemia. É muito triste.

Em Portugal, se a memória não me falha em 2002 ou 2003, foi descriminalizado a posse individual de todas as drogas em pequenas quantidades. Claro que os traficantes respondem criminalmente. Quando o usuário é detectado pela polícia, no lugar da punição é encaminhado para tratamento.

Na altura temi uma explosão no consumo.

Enganei-me. Ainda bem.

Os dados oficiais revelam que a morte por overdose reduziu em 50%. Mais importante foi a distribuição gratuita de seringas e a introdução da metadona que fez baixar o registo das pessoas infectadas pelo HIV.

O crescimento da procura pela reabilitação é um facto real, envolve psicólogos e assistentes sociais.

Se as medidas vão resultar mesmo não sei.

Para mim prefiro uma má decisão a nenhuma.

Ass: Mário