dezembro 19, 2010

Triste Fim de Policarpo Quaresma


Triste Fim de Policarpo Quaresma é um livro da fase pré-modernista, que tem como principal objetivo passar para o leitor o tema da luta entre a ideologia e a realidade encarnada pelo major Quaresma. A ficção e a realidade andam sempre juntas, em que o próprio Lima Barreto “esclarece o efeito estético e comunicativo que buscava ao promover esse adensamento extremo dos dados e circunstâncias mais marcantes do seu tempo” (SEVCENKO: 1985, p. 161). É dentro dessa linha que a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma se insere nas obras pré-modernistas que de certa forma escapariam dos esquemas rígidos de tradição e problematizam a sociedade, como podemos perceber no trecho da primeira parte, capítulo “1. A lição de Viola”: “Esse doutor tinha uma grande reputação nos subúrbios, não como médico, pois que nem óleo de rícino receitava, mas como entendido em legislação telegráfica, por ser chefe de seção da Secretaria dos Telégrafos”. Aqui, o narrador lança um olhar crítico para o comportamento das pessoas que habitavam o subúrbio. Ou no trecho, logo em seguida: “Ricardo, depois de ser poeta e cantor dessa carioca aristocracia”, em que o narrador ironiza referindo-se a uma classe média que se imaginava aristocrata.
Antes de partirmos para a análise da trama é preciso que saibamos, ao ler Triste Fim de Policarpo Quaresma, que a obra é publicada no momento que o Brasil, nas últimas décadas do século XIX e início do século XX, vivia politicamente sob dois efeitos, num período de consolidação republicana, de fazendeiros e comerciantes ligados ao café, e desenvolvimento do capitalismo industrial em São Paulo e Rio de Janeiro. “ Essa exposição do presente como um vórtice de situações históricas exemplares trazia consigo a dupla conseqüência de sugerir mimeticamente a intensificação insólita dos processos de transformações contemporâneos à sua obra e de introduzir uma feição expressionista em suas imagens, pela exacerbação das suas próprias características.” (SEVCENKO: 1985, p. 161 e 162)
A narrativa perpassa todo o livro de maneira simples e objetiva, tendo como foco narrativo em terceira pessoa onisciente. É bom lembrar que Lima Barreto é um escritor ontológico, querendo buscar alguma resposta, ou uma verdade, então na sua narrativa, o personagem sofre mais, como podemos descrever no trecho da terceira parte, do capítulo “5. A afilhada.”: “Mas, como é que ele tão sereno, tão lúcido, empregara sua vida, gastara o seu tempo, envelhecera tal quimera?”. O narrador mergulha no interior de Quaresma e revela seus pensamentos. Ou outro trecho, que em tom de triste conclusão, resume a decepção de Quaresma, que viu frustrados todos os seus projetos: “Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções”, no mesmo capítulo.
Dentro da narrativa do livro é notado a caracterização de personagens de vários ambientes, “é praticamente todo o Rio de Janeiro do seu tempo que nos aparece agitado e tenso, condensado mais nos seus vícios do que nas suas virtudes. Todos os personagens trazem a marca do seu meio e constituem o objeto privilegiado da crítica social do autor. Nenhum aparece de forma inócua ou decorativa, todas concorrem para consagrar o destino “militante” da sua literatura (SEVCENKO: 1985, p. 162). Mas adiante de uma galeria de personagens é inteiramente importante destacar dois deles: o major Policarpo Quaresma e o menestrel Ricardo Coração dos Outros.


Policarpo Quaresma é o personagem –protagonista da história. É ele quem sonha por um Brasil acolhedor, amável. É nessa visão que ele cria uma idéia de reforma social, cujo objetivo era fazer o Brasil progredir. É preciso lembrar que Policarpo tem uma perspectiva não otimista a partir de um olhar de quem não está no poder.
O menestrel Ricardo Coração dos Outros é um personagem em destaque, pois seu relacionamento com Quaresma era tido como sincero, e o único que Quaresma tinha como talentoso, era violeiro e lhe dava lições de violão. Por ser humilde, e principalmente, por tocar um instrumento desprestigiado pelas classes mais altas, Ricardo Coração dos Outros “gozava da estima geral da alta sociedade suburbana. É uma alta sociedade muito especial e que só é alta nos subúrbios” (trecho do capítulo “1. A lição de violão, da primeira parte do livro”).
O livro divide-se em três partes, que correspondem as reformas propostas pelo Quaresma para salvar o Brasil. A primeira é a reforma pela cultura, sob um olhar crítico, Quaresma queria salvar o Brasil por uma reforma de costumes. Quaresma escrevera um requerimento para a Câmara pedido “que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani, como língua oficial e nacional do povo brasileiro” (trecho da primeira parte, capítulo “4. Desastrosas Consequências de um Requerimento”), ele pensava então, que os brasileiros deviam se expressar como os primitivos tupinambás, e não como os europeus, e em detrimento de todo seu esforço envolvendo até as autoridades, Quaresma foi internado. Ao sair de lá, ele pensava em outra solução para o Brasil: a reforma pela agricultura, saindo do espaço urbano e entrando no rural. Mas não passou de desventuradas experiências junto à terra, já que em pouco tempo se viu vencido pela peste, pela mesquinharia da política local, etc. Enfim, depois de perder o que investira, resolve voltar ao Rio de Janeiro. “Os seus olhos brilhavam de esperança. Despediu os empregados. Foi ao interior da casa, nada disse à irmã, tomou o chapéu, e dirigiu-se à estação. Chegou ao telégrafo e escreveu: “Marechal Floriano. Rio. Peço energia. Sigo já. Quaresma”” (trecho da segunda parte, capítulo “5. Trovador”). A terceira parte constitui o final do livro, que descreverá o momento representado pela Revolta da Armada, que então eclodirá no país. “Através desse método contundente, o autor podia transmitir direta e rapidamente aos seus leitores a sua concepção e o seu entendimento relativo aos eventos que o circundavam” (SEVCENKO: 1985, P. 163). Nesse sentido, Quaresma alistou-se no exército a favor de Floriano Peixoto e ali mesmo, em seu contato com Floriano, fica desiludido, pior a situação ficou depois do episódio da morte de Ismênia: Quaresma foi percebendo aos poucos sua ingenuidade e, ao mesmo tempo, sua exposição ao ridículo.

Ingenuidade, acredito eu, de quase todos os jovens que querem mudar o mundo, não por crer que pode fazer alguma coisa por ele, mas por acreditar e se iludir em determinadas situações, como nosso querido Quarema.)

Referências:
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma. 23. ed. São Paulo: Ática, 2001.

6 comentários:

Thiago Quintella de Mattos disse...

Sensacional artigo Nana! Muito bom rever análises de Lima Barreto! Esta e todas suas obras são brilhantes, demais. necessárias para o Brasil, para entender o Brasil que somos até hoje. O Sevcenko é muito bom tb! Conheci-o em um seminário uma vez, tive o prazer de agradecê-lo por tudo hehe! Quanto ao Policarpo, eu gosto da passagem que ele escreve ao ministério em Tupi-guarani e chefe acha que é grego! que fina ironia!

Duda Sansão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duda Sansão disse...

Eu adorei!!! Apesar de ter apenas 13 anos, meus pais me incentivam bastante a ler, e Triste Fim de Policarpo Quaresma foi a primeira literatura brasileira que li, aos 10 anos. Tenho um blog também, que vou voltar a escrever nele esse ano. Ainda estou editando, mas o link é: segredosdaduda.blogspot.com!
bjos e abços,
Duda

Anônimo disse...

Sua análise sobre o livro está muito boa,você deixou bem claro que Quaresma era um patriota sonhador. Mesmo assim, achei o livro um pouco cansativo, que não deixou de passar a mensagem da situação vivida na época.

Unknown disse...

You need only take measure of the September issues Tory Burch shoes of the world's top fashion magazine to understand that fall is the most anticipated sartorial season of the year. But the world has gone digital, and so should your fashion strategy. As you go about planning your fall wardrobe, take these iPhone apps into account. You might not be able to afford everything on your wish list, but there is nothing wrong with a little window shopping.Nothing has re-energized the fashion world like the blogosphere, which spawned blogs likes Jak Jill and The Sartorialist Tory Burch Flats (not to mention hundreds of copycats), and launched the careers of many a photographer and stylist. The chicfeed+ app ($0.99) consolidates a half dozen of the best fashion blogs into one source. All you have to do is swipe left or right to get some of the best in street style and photography. Trust us, it's an endless source of inspiration.

If you are interested in following the nuts and bolts of the industry, download Tory Burch Wedges the $1.99 Fashion app. It includes a breaking news feed with tid bits such as the expansion of Victoria Secret into Great Britain, and the proliferation of nude pumps at the recent spate of royal European weddings. And the Fashion app also brags an impressive Tory Burch Sandals collection of fashion-related vidoes that feature seasonal trends and beauty tips.Half the fun of shopping is consulting with friends on fit, style and color. With the free Snapette app you can expand dramatically your circle of personal consultants. The app allows you to snap photos of items that you see while out hitting the stores and then share them with others. In turn, if you spot something posted on the app by another user that catches your eye, you will know exactly where to go to find it. The app focuses on shoes and handbags, so it is definitely best for an accessories girl.

For the hard-core, high-fashion types there is the Fashion Tory Burch Heels Network Original app (free). It features full videos from dozens of fashion shows from the most recent season. So for those of us who were not invited to Marc Jacobs Fall/Winter 2011 collection showcase, we can get our fix via this app at the very least.You can find Tory Burch Flip Flops just about anything on eBay, and the free eBay Fashion lets you browse from a seemingly endless selection of dresses, pants, shoes, handbags and more. The quantity is a bit overwhelming, but if you are looking for something really specific there, is no better app to try.Another great shopping option via your iPhone is the ShopStyle app (free). This breaks everything down into very specific categories. For example, the handbags can be searched by hobos, clutches, shoulder bags and totes. What Tory Burch Boots sets the app apart is an alert feature that lets you know as soon as an item you are coveting goes on sale.And finally, for the shoe lover in all of us, there is the free iShoes app which is actually better than the shoe department at Barneys New York (hard to believe, we know). The merchandise is so high end it makes Zappos.com look like Payless. There are Tory Burch boots, and Elie Tahari flats galore here.

Anônimo disse...

The effect Nike Air Force 1 Cheap Outlet of thermal spraying on New Air Jordan Shoes the electrochemical activity of an anti corrosion superalloy was studied Cheap Nike Air Force 1 quantitatively using scanning electrochemical microscopy (SECM). The superalloy used was Inconel 625 (a Ni base superalloy) and thin coatings of the alloy were MK Outlet formed on mild steel using high velocity oxy fuel (HVOF) thermal spraying. The kinetics of electron transfer (ET) Coach Bags Clearance Cheap Yeezy Shoes Sale across the Inconel 625 coating/electrolyte interface were studied using SECM using ferrocenemethanol as the redox mediator.

We sitting in the draft room, sure enough, my agent is tapping me. He like, possible you might go to OKC. They were going to trade up to get me, trade James to Washington for me. Aditi: And they're perfectly happy in their relationships navigating it Jordan Shoes For Sale that way. So my thesis is not actually to Ray Ban Outlet promote one model over the other, but to say that we actually support you in whichever model you're going to go after and really figure out which model is the right one for you. And maybe over time you decide to change that.